Você tem o sonho de construir e não sabe por onde começar? Fica confuso em relação aos projetos? Calma! A Soluções In Company Predial está aqui para te ajudar.
O primeiro passo de uma construção se inicia com o Projeto Arquitetônico. Tudo começa com o esboço sobre a ideia da sua casa dos sonhos (você pode saber mais sobre a composição do Projeto Arquitetônico nos últimos posts).
Após o levantamento das informações arquitetônicas sobre a construção, iniciamos os Projetos Complementares. Estes são responsáveis pelas funcionalidades e estruturas da residência.
O QUE SÃO PROJETOS COMPLEMENTARES
Os Projetos Complementares são compostos pelo Projeto Estrutural, Projeto Elétrico, Projeto Hidráulico e Projeto Sanitário. A união destes são fundamentais para estabelecer utilidades e finalidades do futuro edifício. Os projetos complementares só podem ser desenvolvidos após a aprovação do Projeto Arquitetônico pelos órgãos de fiscalização e controle.
O Projeto Estrutural é responsável pela determinação e dimensionamento dos elementos estruturais, tais quais: fundação, pilares, vigas e lajes. Estes, por sua vez, possuem a importância de sustentar a edificação. A sustentação transmite suas cargas acidentais e permanentes ao solo.
O Projeto Elétrico, como o nome sugere, é encarregado pela previsão e representação gráfica do sistema de fornecimento de energia elétrica. Esse projeto possui todas as informações necessárias para a estrutura elétrica da edificação. Através dele é possível estabelecer a localização dos pontos de luz, tomadas, voltagens, interruptores, quadro de distribuição e fiação.
O Projeto Hidráulico, por fim, é composto pelo sistema de abastecimento, distribuição e escoamento de água. Por meio dele é estabelecido a localização dos pontos de descida de água, comandos de acionamento e trajetos da tubulação. Tanto o Projeto Hidráulico quanto o Elétrico só podem ser desenvolvidos após a definição e aprovação do Projeto Arquitetônico e Estrutural.
O Projeto Sanitário prevê e representa graficamente o sistema de esgoto predial. O projeto desse sistema faz a coleta e destinação adequada de toda água utilizada para fins higiênicos. O Projeto Sanitário é criado em conjunto com o Projeto Hidráulico.
QUAL A SUA NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA?
Agora que você já sabe a composição dos Projetos Complementares, fica ainda mais perceptível a necessidade e importância deles para a sua futura casa, né? A má elaboração ou execução destes projetos podem ocasionar inúmeros problemas e prejuízos financeiros. Sem um projeto bem-feito e estruturado, você não tem nada. Por isso, se você quer dar um passo à frente em relação à construção do seu sonho, você precisa saber reconhecer e valorizar os profissionais e projetos que serão investidos.
Gostou do conteúdo?
Curta e comente ⬇️
Comentarios