top of page
Buscar
Foto do escritorAmanda Martucci

Padrões de Construção e Acabamento: Arquitetura e imóveis

Atualizado: 9 de nov. de 2021

Financiamento para Construção e Reforma pela Caixa Econômica


A construção ou reforma do seu imóvel dos sonhos está na In Company Predial! Por isso, não deixe de nos acompanhar e descobrir as informações que trazemos por aqui 😊


FINANCIAMENTO PARA CONSTRUÇÃO E REFORMA PELA CAIXA


Você sabia que a Caixa Econômica proporciona linhas de crédito e financiamento para Construção e Reforma do seu tão sonhado imóvel? A Caixa prevê até 80% do valor do imóvel como financiamento.

Além disso, essa modalidade também inclui o valor do material utilizado na obra. Ah! E com três anos de carteira assinada você pode utilizar o saldo do seu FGTS como financiamento do seu imóvel. Bora tirar esse sonho do mundo das ideias?

Para tanto, anexo ao financiamento existem os padrões de imóveis de construção. Você já sabe quais as diferenças entre eles e qual mais atende as suas necessidades para um novo lar? Todos os padrões arquitetônicos de construção podem ser financiados pela Caixa.


PADRÕES DE CONSTRUÇÃO


Na Construção Civil, quando nos referimos aos padrões de imóveis passíveis de construção, nos referimos à um conjunto de normas regulamentadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e estabelecidas pelo CB (Comitê Brasileiro da Construção Civil). As normas brasileiras da construção civil (NBR) são criadas por especialistas e apoiadas pelos profissionais da área.

Para construir o imóvel que você atenda as suas necessidades e não fujam do orçamento, você precisa entender como os padrões arquitetônicos são classificados na Construção Civil. Existem quatro tipos deles: Padrão Popular, Padrão Econômico, Padrão Normal e Padrão Alto.

As classificações foram retiradas do site CUB/M².org, um dos maiores sites indicadores de custos na Construção Civil. A caracterização dos projetos-padrão seguem conforme a ABNT NBR 12721:2006.


PADRÃO POPULAR


As normas da ABNT classificam a residência unifamiliar popular como aquela indicada para uma ou duas pessoas. Este padrão arquitetônico é o mais simples de todos, pois conta com a seguinte estrutura: 1 pavimento, 1 dormitório, sala, banheiro e cozinha.


PADRÃO ECONÔMICO


De acordo com a norma da ABNT, a residência unifamiliar Padrão Baixo ou Econômico (R1-B) tem a estrutura de construção composta por: 1 pavimento, com 2 dormitórios, sala, banheiro, cozinha e área para tanque.

Geralmente, o tipo de acabamento de obra desse padrão é simples e utiliza materiais de construção mais acessíveis. Entretanto, a simplicidade não representa má qualidade. É plenamente possível ter um projeto de Padrão Econômico bem executado, que atenda suas expectativas e caiba no seu orçamento.

Este padrão arquitetônico é comumente visto em programas habitacionais do governo, como o antigo Minha Casa Minha Vida – Atual Casa Verde Amarela.


PADRÃO NORMAL


A residência unilateral Padrão Normal (R1-N) é geralmente construída com as seguintes descrições: 1 pavimento, 3 dormitórios, sendo um suíte com banheiro, banheiro social, sala, circulação, cozinha, área de serviço com banheiro e varanda (abrigo para automóvel).

Esse tipo de imóvel é indicado para famílias maiores, pois possui mais compartimentos e uma área total maior. Além disso, tem como principal diferença o planejamento de um abrigo para automóvel – não necessário no Padrão Econômico.

Vale ressaltar que o acabamento deste padrão é mais reforçado e pode contar com mármores, estruturas de gesso, sistema à gás... Tudo de acordo com as escolhas feitas pelos proprietários e construtores da obra.


PADRÃO ALTO


Já a residência unilateral Padrão Alto (R1-A) conta com uma estrutura mais robusta, composta por: 1 pavimento, 4 dormitórios, sendo um suíte com banheiro e closet, outro com banheiro, banheiro social, sala de estar, sala de jantar e sala íntima, circulação, cozinha, área de serviço completa e varanda (abrigo para automóvel).

Um imóvel com Padrão Alto representa mais minuciosidade de acabamento e conta com os melhores materiais a tendências de construção do mercado. Nesses imóveis é comum você encontrar um sistema complexo desde a projeção até à execução, pois envolve mais capital investido.


E você, já sabia as diferenças dos padrões de imóveis financiados pela Caixa? Se ainda tem dúvidas, entre em contato com a In Company Predial.


exto Escrito por Amanda Martucci.


12.150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo Site_edited_edited.png
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

©2019-2024 por Soluções In Company Predial.

CNPJ: 21.139.004/0001-25

Direitos reservados.

bottom of page