Taxa Fixa, Poupança CAIXA, TR ou IPCA?
O sonho de conquistar seu imóvel está mais próximo e com a In Company Predial você pode realizar esse desejo! Por isso, trouxemos aqui um esclarecimento sobre as atuais modalidades de juros no financiamento habitacional ofertado pela Caixa Econômica Federal.
Se você ainda tem dúvidas sobre a estrutura de financiamento (sistemas de amortização e indexadores) dá uma olhada no nosso último post!
O FINANCIAMENTO
Nós sabemos hoje que a Caixa Econômica é a maior instituição financeira quando se trata de financiamento imobiliário. Ela possui esse destaque e posição devido à regulamentação do Governo Federal que atua através de programas sociais, como o Casa Verde Amarela.
Para a analisar a melhor escolha de financiamento na conquista do imóvel dos seus sonhos, alguns fatores importantes devem ser levados em consideração. Como falamos no último post, a Caixa trabalha com Sistemas de Amortização e Indexadores que influenciarão totalmente no valor dos juros das suas prestações.
MODALIDALIDADES DE JUROS
As modalidades atuais de juros ofertadas pela Caixa Econômica precisam ser analisadas com muito cuidado. A partir do momento em que são definidas no seu contrato de financiamento habitacional, não podem ser alteradas.
Cada taxa de juros possui um risco a longo prazo e isso acontece devido as alterações no cenário político e econômico do país. Por isso, aconselhamos à todos que acompanhem as projeções futuras de juros disponibilizadas no Boletim Focus (Banco Central).
Ressaltamos também que para cada tipo de imóvel (baixo, médio ou alto padrão) é preciso uma análise minuciosa para descobrir qual taxa mais se adequa ao seu contexto financeiro.
Hoje as modalidades de financiamento habitacional são: Taxa Prefixada/Taxa Fixa, Poupança Caixa pós fixada, TR pós fixada, IPCA pós fixada.
*Lembrando que os fatores de correção (indexadores) são feitos pelo IPCA e TR.
TAXA FIXA
Taxa Prefixada ou Taxa Fixa é aquela que não possui atualização monetária. A taxa balcão (valor máximo) dela pode chegar em 9,75% ao ano. Os clientes que têm relacionamento com a Caixa pagam hoje 8% de taxa.
Essa taxa é indicada para aqueles que preferem não assumir riscos financeiros de longo prazo. Entretanto, para garantir essa segurança, a Taxa Fixa geralmente tem um juros maior. Além disso, a Taxa Fixa é destinada para aquisição de imóvel novo ou usado.
POUPANÇA CAIXA
O financiamento pelo Poupança Caixa veio para facilitar a contratação de crédito imobiliário no SFH e no SFI, pois atua com recursos do SBPE, em que a taxa de juros é composta pela Caderneta de Poupança (CP) vigente em cada ano, mais o acréscimo de uma Taxa Fixa.
A Taxa Fixa desse financiamento varia entre 3,35% a 3,99% ao ano e a Taxa Referencial (TR) atualmente está zerada. Vale lembrar que a Poupança é corrigida pela Selic e agora o rendimento da caderneta está em 1,4% ao ano. A remuneração da poupança e taxa Selic podem ser consultadas no site do BACEN.
Essa modalidade é indicada para aquisição de imóvel novo ou usado, construção e reforma.
TR PÓS FIXADA
A Taxa Referencial, que atualmente está zerada, é também um indexador monetário que corrige valores de poupança, FGTS e financiamento imobiliário. Atualmente esta modalidade é composta pela própria TR, mais uma taxa fixa que chega ao máximo 8% ao ano.
IPCA
A modalidade de financiamento que utiliza IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é uma das de maior risco, pois varia de acordo com a inflação de produtos no país. Dessa forma, as variações de juros podem ser atrativas no início do contrato e assustadoras à longo prazo.
Atualmente esse financiamento conta com uma taxa máxima de 4,95% ao ano, mais a projeção de IPCA que pode ser consultada no site do Banco Central.
Ainda tem dúvidas sobre qual o melhor financiamento para o seu imóvel?
Faça uma Simulação Habitacional com a In Company Predial!
Os financiamentos conosco valem para aquisição de terreno + construção, construção em terreno próprio e ampliação e reforma!
Comments