top of page
Buscar
Foto do escritorAmanda Martucci

Financiamento Habitacional: O que você precisa saber!

Atualizado: 9 de nov. de 2021

SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO E INDEXADORES

Calma! O sonho de conquistar o seu imóvel tá cada vez mais perto e a In Company Predial vai te ajudar nisso! Mas antes, precisamos que você não tenha dúvida relacionadas aos componentes do financiamento habitacional: os sistemas de amortização e indexadores.


FINANCIAMENTO HABITACIONAL

Atualmente o maior banco de referência nesse segmento é a Caixa Econômica e isso ocorre devido ao patrimônio acumulado através do saldo de poupança. Até o terceiro semestre de 2020 a poupança da Caixa chegou em R$386,7 bilhões! Tá explicado o destaque perante os outros bancos, né?

Além de usar a renda familiar bruta, é possível fazer um financiamento através do FGTS. A linha de crédito da Caixa serve para imóvel novo, usado, terreno + construção, apenas construção ou apenas o terreno.


SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO

Os sistemas de amortização utilizados são o SAC e PRICE. A escolha desse sistema é muito importante pois definirá a velocidade da amortização e quitação do valor contratado. Quanto mais rápido você amortiza o saldo devedor, menos juros pagará sobre esse saldo.

No SAC é realizado uma amortização mais rápida pois você começa pagando prestações mais altas e termina quitando prestações menores - Sendo assim, os juros totais são menores. Porém, nesse sistema é necessário que você tenha uma capacidade maior de pagamento para as primeiras prestações.

No sistema PRICE é o contrário, você começa pagando prestações menores e termina pagando as maiores – O que leva mais tempo na quitação do financiamento e, logo, juros totais maiores. Entretanto, pelo PRICE você não precisa da mesma capacidade de pagamento inicial (como no SAC) pois as parcelas maiores ficarão para o final da quitação.


INDEXADORES – ÍNDICES DE CORREÇÃO MONETÁRIA

Hoje no Brasil, para corrigir os valores monetários de financiamentos habitacionais, utilizamos os indexadores IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e TR (Taxa Referencial). Basicamente, os indexadores servem para garantir as alterações monetárias decorrentes de mudanças econômicas e políticas que ocorrem no país.

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é um índice mensal calculado pelo IBGE que mede as variações de preço e serviços no comércio. Além disso, esse é o índice considerado oficial pelo Banco Central. O IPCA é um índice instável pois está diretamente relacionado a inflação do país e com esta em alta o aumento do valor das prestações pode ser expressivo. As variações desse índice podem ser consultadas e analisadas pelo site do IBGE.

TR

A Taxa Referencial (TR) é um índice de correção monetária que serve para corrigir os valores de poupança, FGTS e financiamento imobiliário. O TR é um indexador mais estável do que o IPCA pois garante maior previsibilidade no valor do encargo mensal. Os índices do TR estão disponíveis no site do Banco Central.



SIMULAÇÃO DE FINANCIAMENTO

Para simular a aquisição do seu imóvel no site da Caixa Econômica Federal, você precisa ter esses conceitos em mente. Conforme utilizado as modalidades e indexadores os valores finais dos juros são alterados – e automaticamente o valor final das parcelas.

O fato dos indexadores serem regulados de acordo com o cenário econômico do país aumenta os riscos para o consumidor. Por isso, analise sempre! No primeiro momento parecerá que você está fazendo um bom negócio, mas e e ao longo dos anos? Pense a longo prazo para você não tomar um susto com a alteração de juros.

A Caixa também oferece a opção de financiamento sem estes indexadores, conhecido como Taxa de Juros Fixa que tem esse nome pois não possui alterações e correções. Essa Taxa faz com que você tenha mais segurança na hora de contratar o seu financiamento, pois ela não irá alterar conforme o contexto econômico do país.


E aí, gostou do conteúdo?

Para dúvidas e sugestões entre em contato com a In Company Predial.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page