top of page
Buscar

Engenharia Diagnóstica: O que é?

😱Você já ouviu falar na Engenharia Diagnóstica? A Soluções In Company Predial reconhece a importância de processos com alto padrão de execução. Por isso, hoje iremos abordar esse tema rico em estudos e conhecimento.


SOBRE ELA

A Engenharia Diagnóstica, é comumente definida como:


"A arte de criar ações proativas por meio dos diagnósticos, prognósticos e prescrições técnicas, visando a qualidade total." (GOMIDE, FAGUNDES NETO, GULLO. Engenharia Diagnóstica em Edificações, 2ª Ed, p. 17).


Nesse sentido, percebemos esse segmento de Engenharia como um processo que busca identificar manifestações patológicas e falhas na execução de construções. Além disso, cabe à ela também a elaboração de soluções e reparos para esses problemas.


O GRANDE DIFERENCIAL

Se engana quem pensa que a Engenharia Diagnóstica serve apenas para construções já realizadas. De acordo com o engenheiro Tito Lívio Ferreira Gomide, autor e referência em Inspeção Predial, a Engenharia Diagnóstica começa muito antes da construção.


O que torna esse setor tão específico é a sua capacidade de investigar mecanismos técnicos que visam a saúde da edificação e projeções futuras de sua execução. A Engenharia Diagnóstica é fundamental para prevenir doenças e desastres em construções e também curá-las de qualquer patologia encontrada.


A Engenharia Diagnóstica está presente em todas as etapas de uma obra pois atua desde o planejamento, até o projeto e a execução. Além disso, ela também engloba diferentes modelos de investigação técnicas: vistoria, inspeção, auditoria, perícia e consultoria.


TÉCNICAS INVESTIGATIVAS

São as ferramentas utilizadas no processo de apuração e levantamento de dados da Engenharia Diagnóstica. Através desses instrumentos é possível realizar o diagnóstico e constatar anomalias da construção, defeitos de manutenção e irregularidades de uso.


Alguns exemplos dessas patologias são: rachaduras em paredes, tetos e chão, infiltração e manchas com mofo e bolor, crescimento de vegetação em áreas irregulares, etc. Os tipos de investigações são descritos a seguir:


🔹 VISTORIA: Observa e constata problemas e irregularidades.


🔹 INSPEÇÃO: Analisa riscos e qualidade, deve ser realizada por um engenheiro ou arquiteto.


🔹 AUDITORIA: Atesta e realiza comparações técnicas entre normativas, padrões, projetos etc.


🔹 CONSULTORIA: É uma ferramenta de diagnóstico complexa e que age sobre um problema já instalado, elaborando suas soluções.


🔹 PERÍCIA: É responsável pela apuração de dados e indicadores que causam a origem do problema.


LAUDOS TÉCNICOS

As técnicas investigativas devem ser descritas em laudos técnicos específicos para cada ferramenta. Por isso, o engenheiro ou arquiteto deve elaborar seu diagnóstico através de:


🔸 LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL: Estabelece diagnóstico de patologias construtivas, falhas na manutenção e irregularidades de uso.


🔸 LAUDO TÉCNICO DE CONSULTORIA: Propõe a solução e prescrição do reparo da anomalia.


🔸 LAUDO TÉCNICO DE ENTREGA DE IMÓVEIS: Verifica a adequação do projeto em seus exigências de desempenho (estrutura, acessibilidade, contra incêndio, saúde, etc), segundo as normas de conformidade.


🔸 LAUDO TÉCNICO PARA INDICAÇÃO DOS NÍVEIS DE DESEMPENHO: Constata de acordo com a NBR 15.575 da ABNT, as classificações podem ser consideradas em desempenho mínimo, intermediário e superior.


🔸 LAUDO TÉCNICO DE FISCALIZAÇÃO DE OBRAS: Fiscaliza prazos e qualidade de execução.


🔸 LAUDO TÉCNICO DE VIZINHANÇA OU CAUTELAR: Verifica interferências ao redor da construção e propõe soluções para as edificações.


Gostou do conteúdo?

Curta e comente ⬇️

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page