O que é e como investir neste setor?
Você já ouviu falar em financiamentos coletivos? Essa modalidade de crédito e investimento tem crescido muito no ramo da Construção Civil. É por isso que a In Company Predial vai te explicar sobre uma modalidade recente e em processo de expansão: o Crowdfunding no mercado imobiliário.
FINANCIAMENTOS NA CONSTRUÇÃO
Se você achava que as únicas modalidades de financiamento no mercado imobiliário eram as tradicionais linhas de crédito oferecidas pelos bancos, você estava enganado. A mesma lógica utilizada em financiamentos coletivos agora está sendo utilizada no mercado da Construção Civil.
A modalidade de financiamento através do Crowdfunding permite a união de pequenos e grandes investidores na causa de uma obra ou projeto. Por se tratar de uma união de recursos, os investimentos no setor da Construção Civil se tornam muito mais fáceis e acessíveis para todos.
O QUE É CROWDFUNDING?
O Crowdfunding, em seu sentido literal, significa ‘’financiamento pela multidão’’ e tem em seus princípios a economia colaborativa. Resumidamente, o Crowdfunding funciona quando uma ou mais pessoas decidem investir recursos no apoio de um sonho ou projeto que possuem em comum.
Nesse sentido, a Construção Civil tem tido muito crescimento com essa união inovadora. As plataformas atuais que disponibilizam Crowdfunding possibilitam o valor de investimento no mercado imobiliário a partir de R$ 1 mil. O investimento desse capital representa a compra de uma participação fracionada do Valor Geral de Vendas (VGV) referente ao projeto escolhido.
MODALIDADES DE CROWDFUNDING
Sem contrapartida financeira – Possui um maior número de pessoas e pode não ocorrer remuneração financeira, como nos seguintes casos:
Doação: Geralmente realizada por instituições de caridade humanitária, esse investimento é na verdade um apoio à defesa de alguma causa.
Recompensa: Nessa modalidade de Crowdfunding o pagamento ou retorno de investimento é uma recompensa selecionada por brinde ou o próprio objeto viabilizado pelo Crowdfunding.
Com contrapartida financeira – Esse grupo de Crowdfunding é composto por menos pessoas e mais capital investido. Geralmente ocorre através de investimento conjunto ou parceria. Essa modalidade pode ser formada por:
Participação Societária: É constituído por um grupo de investidores contribuintes que buscam unicamente a obtenção de lucro e fecham acordo com a empresa em ascensão em troca de ações ou participação no quadro societário.
Retorno Financeiro: É formado por poucas pessoas que possuem um capital maior a ser investido e em troca deste investimento ganham o pagamento de juros por parte da empresa.
CROWDFUNDING COMO INVESTIMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
O Crowdfunding na Construção Civil ainda é novo no mercado, mas é uma modalidade de financiamento muito promissora. Isso ocorre devido à facilidade de investimento e retorno, que beneficia o investidor e a construtora/incorporadora. Além disso, a expectativa de prazo é relativamente curta pois varia entre 24 e 60 meses (em alguns casos, como o da Urbe.me).
Como qualquer investimento, o Crowdfunding possui seus riscos. Por isso, todo investidor deve conhecer bem a plataforma de investimento e estar atento às taxas de retorno prometidas e seus respectivos prazos.
Quem for investir precisa considerar a data de lançamento do empreendimento e a projeção de correção de preço dos imóveis. Assim que as unidades investidas forem vendidas, o valor é corrigido pelo índice INCC (Índice Nacional da Construção Civil).
O Crowdfundig veio para democratizar a rede de Construção Civil e todo o mercado imobiliário.
Se você ainda não conhecia sobre essa modalidade de financiamento e investimento, curta a In Company Predial e fique por dentro das inovações do mundo da Construção Civil Inteligente!
Texto Escrito por Amanda Martucci.
Comments