Os melhores truques da Construção Civil
Você já sabe a diferença entre construir e comprar pronto? Quais são as melhores modalidades de crédito para financiar seu imóvel pela Caixa Econômica? A In Company Predial vai te explicar tudo isso e garantir a melhor forma de conquistar o seu imóvel dos sonhos pagando menos!
COMPRAR OU CONSTRUIR?
Comprar um imóvel pronto é mais simples do ponto de vista burocrático pois você precisa apenas decidir se tal casa ou edifício atende as expectativas básicas que você busca e se está dentro do seu orçamento. Porém, ao mesmo tempo que se torna mais simples, você estará adquirindo um imóvel padronizado e que não foi pensando exclusivamente nas melhores condições para atender você e sua família. É importante salientar que o acabamento de obras padronizadas feitas em grandes escalas é menor e muitas vezes deixa à desejar, causando problemas futuros.
Quando você financia a construção do seu imóvel, você economiza dinheiro e ainda tem mais rentabilidade no futuro. Um imóvel construído tende a ser muito mais valorizado com o tempo do que um simplesmente comprado. Isso acontece porque a personalização é algo extremamente valorizado no ramo da Construção Civil.
Quando você constrói um imóvel, você está diretamente escolhendo o tipo de padrão arquitetônico que você quer sem ter a influência financeira como um delimitador. Dessa forma, você pode investir a mesma quantia que seria para comprar um Padrão Médio pronto, na construção de um imóvel Alto Padrão!
MODALIDADES DE CRÉDITO NO FINANCIAMENTO
As modalidades atuais de juros ofertadas pela Caixa Econômica precisam ser analisadas com muito cuidado. A partir do momento em que são definidas no seu contrato de financiamento habitacional, não podem ser alteradas.
Cada taxa de juros possui um risco a longo prazo e isso acontece devido as alterações no cenário político e econômico do país. Por isso, aconselhamos à todos que acompanhem as projeções futuras de juros disponibilizadas no Boletim Focus (Banco Central).
TAXA FIXA: Taxa Prefixada ou Taxa Fixa é aquela que não possui atualização monetária. A taxa balcão (valor máximo) dela pode chegar em 9,75% ao ano. Os clientes que têm relacionamento com a Caixa pagam hoje 8% de taxa.
POUPANÇA CAIXA: O financiamento pelo Poupança Caixa veio para facilitar a contratação de crédito imobiliário no SFH e no SFI pois atua com recursos do SBPE, onde a taxa de juros é composta pela Caderneta de Poupança (CP) vigente de cada ano, mais o acréscimo de uma Taxa Fixa.
A Taxa Fixa desse financiamento varia entre 3,35% a 3,99% ao ano e a Taxa Referencial (TR) atualmente está zerada. Vale lembrar que a Poupança é corrigida pela Selic e agora o rendimento da caderneta está em 1,4% ao ano. A remuneração da poupança e taxa Selic podem ser consultadas no site do BACEN.
TR PÓS FIXADA: A Taxa Referencial, que atualmente está zerada, é também um indexador monetário que corrige valores de poupança, FGTS e financiamento imobiliário. Atualmente esta modalidade é composta pela própria TR, mais uma taxa fixa que chega ao máximo 8% ao ano.
IPCA: A modalidade de financiamento que utiliza IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é uma das de maior risco, pois varia de acordo com a inflação de produtos no país. Dessa forma, as variações de juros podem ser atrativas no início do contrato e assustadoras à longo prazo. Atualmente esse financiamento conta com uma taxa máxima de 4,95% ao ano, mais a projeção de IPCA que pode ser consultada no site do Banco Central.
30% DE ECONOMIA NO VALOR TOTAL DO IMÓVEL
Para economizar no seu financiamento imobiliário você deve ter em mente duas coisas: a primeira delas é a necessidade de uma boa carta de crédito (isso não representa dinheiro imediato) e a segunda é ter uma relação com uma construtora de qualidade, como a In Company Predial.
Se você sonha em construir um sobrado de alto padrão, com 4 quartos, suítes, acabamento da melhor qualidade contando com gesso e porcelanato, e acha que esse sonho está fora da sua realidade... Ainda bem que estamos aqui para dizer que você está enganado!
A grande dica de ouro na hora de financiar sua construção, é saber que o valor financiado não representará o valor total do seu imóvel. Na prática, isso acontece porque os custos de construção são menores do que o valor total de venda. Ou seja, aproximadamente 30% do valor que você pagaria num financiamento de um imóvel pronto vai apenas para a margem de lucro da empresa que construiu e vendeu.
Se deseja realizar uma simulação de financiamento e tirar dúvidas, entre em contato com a consultoria da In Company Predial.
Texto Escrito por Amanda Martucci.
Comments