top of page
Buscar

CASA VERDE AMARELA X SBPE

Atualizado: 9 de nov. de 2021

Sobre o SBPE:

O Sistema Brasileiro de Empréstimo e Poupança (SBPE) é regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O SBPE, como o próprio nome sugere, é formado pelos recursos de Caderneta de Poupança e FGTS. Para isso, ele é formado por grandes instituições financeiras e tem sua maior referência pela Caixa Econômica Federal.

De acordo com a resolução 4.676 do Banco Central do Brasil, as instituições pertencentes ao SBPE devem utilizar no mínimo 65% dos depósitos realizados nas cadernetas de poupança para o financiamento imobiliário. Sendo assim, quanto mais recursos o SBPE tiver mais fácil será para os cidadãos adquirirem crédito imobiliário.

O SBPE é uma linha de crédito muito utilizada e isso ocorre devido a certas facilidades de financiamento. O financiamento habitacional através do SBPE prevê até 80% do valor do imóvel e pode ser pago em até 35 anos. Além disso, o comprador pode possuir outros imóveis em seu nome.

As modalidades de amortização (SAC ou PRICE) podem ser financiadas pelo SBPE, mas se atente, pois o valor do financiamento não pode comprometer mais de 30% da renda familiar bruta.

Requisitos SBPE:

· Ser maior de idade, ou seja, com mais de 18 anos ou ser emancipado com 16.

· Ser brasileiro, ou estrangeiro com visto de permanência.

· Ter o nome limpo; não ter nenhum cadastro de restrição de crédito no SPC ou Serasa.

· Ter 30% da sua renda mensal livre.


Sobre o CASA VERDE AMARELA:

O programa de financiamento Minha Casa Verde Amarela veio para corrigir alguns pontos do antigo Minha Casa Minha Vida. Nesse novo programa, o governo se propôs à auferir a regularização fundiária, reformas e retomadas de obras e taxas de juros menores.

Além disso, os critérios para seleção e participação no programa continuam com base na renda familiar bruta, porém a organização ocorre de forma diferente. O financiamento de imóveis será dividido de acordo com 3 grupos de rendas da população. Cada grupo terá uma quantidade de benefícios e taxas de juros diferentes.



Quem tem direito ao programa?

GRUPO 1: Renda mensal de até 2 mil

Terá direito a financiamento de imóvel com a menor taxa de juros, subsídio de compra na unidade habitacional, regularização fundiária e reforma de imóvel.

GRUPO 2: Renda mensal entre 2 mil e 4 mil

Terá taxas de juros maiores do que ao grupo 1 e regularização fundiária, porém não receberão subsídio de compra para unidade habitacional.

GRUPO 3: Renda mensal entre 4 mil e 7 mil

Terá a maior taxa de juros dos grupos e também poderá ter a regularização fundiária mas não terá subsídio de compra pelo governo.


DIFERENÇAS ENTRE SBPE E CASA VERDE AMARELA

Como já citado anteriormente, o SBPE pode ser utilizado para quem já possui um ou mais imóveis já o CVA não. Além disso, o financiamento por essa linha de crédito também é válido para construções comerciais e não unicamente habitacionais – como o programa Minha Casa Verde Amarela. Ambos os financiamentos são fornecidos pela Caixa Econômica Federal.

Outro ponto de destaque é que o programa Minha Casa Verde Amarela atende famílias com rendas mensais entre 2 mil a 7 mil, por isso as taxas de juros praticadas pelos bancos são significativamente menores do que as oferecidas pelo SBPE. Aliás, o governo também pode oferecer subsídios que são abatidos do valor total do imóvel para os participantes do programa.

Já o SBPE não possui incentivos ou participação de subsídios do governo, visto que atende uma parcela de rendas maiores da população. Sendo assim, o investimento habitacional pelo SBPE pode ser utilizado como uma carta de crédito, diferentemente do CVA.

151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page